Franquias baratas e lucrativas

No artigo de hoje vamos discorrer um pouco sobre a relação de dois factores que nem sempre andam de mãos dadas, mas que quando assim acontece, são factor de sucesso para qualquer empresário: preço versus qualidade, uma relação que quando aplicada aos modelos de negócios que abordámos aqui no blog, significa: franquias baratas e lucrativas.

Como pode o nosso leitor calcular, encontrar uma franquia barata e lucrativa, não é tarefa nada fácil, pois as que são lucrativas, normalmente, não são muito baratas, pois os franqueadores, por saberem da rentabilidade da sua empresa/marca, elevam sempre o preço do investimento.Ainda assim, ainda existem algumas franquias baratas e lucrativas no mercado, e saber encontrá-las é então o grande desafio que os empresários que pretendem investir neste modelo de negócio têm pela frente. Como tal, decidimos criar este artigo, de forma a poder ajudar os nossos leitores a realizar essa difícil tarefa.

O melhor conselho que podemos dar, é, antes de tudo, definir o que é para si uma franquia barata. É um franquia em que o investimento inicial não ultrapassa os 5.000 reais?! Os 10.000?! Os 20.000?! Os 50.000?! Depois de definido este valor, o próximo passo será aceder a um portal onde estão listadas todas as franquias brasileiras, e começar a realizar uma pesquisa de negócios que não ultrapassem o valor que delineou no primeiro passo. Poderá por exemplo aceder ao Portal da Associação Brasileira de Franquias, onde na barra lateral esquerda do portal poderá encontrar um critério de pesquisa relacionado com o preço. Insira o montante mínimo e o montante mínimo, clique em pesquisar, e logo uma panóplia de franquias das mais variadas áreas surgirá. Se porventura, nosso leitor tiver interesse por alguma área de actuação específica (restauração, ensino, finanças, etc) poderá ainda inserir essa área nos critérios de pesquisa de forma a que possa ser feita mais essa filtragem que lhe facilitará todo o processo.



Depois de realizados estes simples passos, está então na altura de começar a realizar outro tipo de pesquisa, esta mais profunda e rigorosa, e que basicamente, se resume a analisar diversos factores das várias franquias que aparentemente possa considerar lucrativas. Antes de mais, sugerimos que analise bem como se encontra o mercado na região onde pretende abrir a sua franquia. Existem muitos potenciais clientes?! Existe muita concorrência?! Analise estes factores e depois disso, e na eventualidade de existir concorrência, passe a analisar essas empresas, visite-as se necessário, tente perceber se a franquia que está a ponderar abrir tem mais potencial, se oferece um serviço ou produto diferenciado e melhor, se o preço é competitivo, etc.

Posteriormente, e em qualquer processo de tentativa de escolha de franquias baratas e lucrativas, deverá proceder a uma análise das várias possibilidades que tem, ou seja, certamente que para o modelo de negócio que pretende abrir, surgirão várias possibilidades de franquias, como tal, sugerimos que analise factores como, imagem da empresa, investimento que esta faz em publicidade a nível nacional ou internacional (quanto mais for feito, melhor, pois mais visibilidade regional terá a sua franquia), há quantos anos existe a empresa e de que forma tem evoluído, quantas franquias tem abertas em todo o País (se tiver bastantes é porque provavelmente é um modelo de negócio rentável), á quantos anos existem essas franquias, tente pesquisar também se já fecharam algumas e tente perceber as razões para tal ter acontecido, pois dessa forma, estará a evitar certos problemas que poderão surgir no futuro, etc.

Estes são alguns dos principais factores que deve pesquisar, se está a procura de franquias baratas e lucrativas. Existem outros mais que poderão ser também eles relevantes, mas considerámos que estes são os principais, como tal, sugerimos que siga alguns dos conselhos que aqui deixámos.

Ainda assim, fiquem atentos, pois iremos realizar algumas pesquisas com base neste critérios que acima mencionámos, de forma a poder facilitar-lhes o trabalho, e quando o tivermos feito, traremos aqui alguns artigos com a análise de algumas que considerámos ser, franquias baratas e lucrativas.

Fiquem atentos!

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário